sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Expansão Espanhola

A Espanha, ao contrario de Portugal que espalhou-se pelo mundo inteiro, conquistou praticamente toda a América do Sul (o Brasil era de Portugal), a América central e o México. Estas conquistas foram bastante fáceis, pois os espanhóis utilizaram armas de fogo, cavalos, navios, artilharia de curto alcance e homens treinados. Não houve muita resistência dado que os índios não tinham qualquer equipamento desse gênero e não estavam preparados para se defender.

Os espanhóis estavam mais interessados no ouro e prata por isso exploraram ao máximo as terras americanas:
No primeiro ciclo da exploração de ouro, os espanhóis ficaram com o ouro das civilizações americanas e exploraram o ouro mais superficial.

No segundo ciclo, quando os ouros mais fáceis já haviam sido todos "descobertos", começaram a exploração minéria, onde morreram boa parte dos índios e negros devido à epidemias.

As Filipinas também foram muito importantes para a Espanha devido a sua proximidade com a China. De lá traziam produtos como:sedas, pérolas, porcelana, especiarias, etc.

Tal como o Portugal tinha Casa da Índia, Espanha construiu a Casa da Contratação em Sevilha (1503), com as mesmas funções (administrar e fiscalizar o comércio colonial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário